terça-feira, 28 de setembro de 2010

Estrutura do Projeto Final

·         Criação das máscaras:
Foi iniciada a partir da máscara mortuária e da peça “Tabarin, Guarda de Honra”, onde o personagem Tabarin usa como “persona” uma coruja, Isabela um gato, Capitão Rodomante um macaco e Lucas Joufflu usa a face de um rato como máscara (persona).[

·         Apresentação:
A apresentação será baseada na Commedia dell’Arte, com exceção da moça e do capitão na peça usarem máscaras. Será realizada no pólo mediante o término da confecção das máscaras na oficina.

·         Justificativa:
A máscara da coruja para o personagem Tabarin é baseada no conceito de que a coruja é um animal esperto, inteligente e um tanto sombrio, porém, protetor. Parecido com as características do personagem acima citado.
Também é uma máscara zoomórfica que fica na linha dos outros personagens da peça, como o rato, o gato e macaco, que são animais espertos, esbeltos, com detalhes de cores parecidas entre eles e com personalidades distintas e iguais ao mesmo tempo. Pois possuem hábitos alimentares diferentes mas não diferem na questão da proteção e da inteligência.

·         Objetivo geral e específico:
O objetivo da peça é o entretenimento e o uso das máscaras zoomórficas, aspecto comum à Commedia dell’Arte. Em cima desses dados, iremos apresentar nossos conhecimentos adquiridos durante o curso e assim, mostraremos nosso material de trabalho já concretizado, no caso, as máscaras.

·         Plano de execução:
Pretendemos primeiramente, confeccionar as máscaras. Com a peça já ensaiada, iremos apresentar o teatro completo (máscara, indumentária, cenário). Posteriormente, iremos fotografar e enviar o registro para a plataforma afim de finalizar a atividade.

·         Conclusão:
Enfim, alguns dos nossos passos acima descritos dependem da concretização das máscaras. Retirando isso, 40% da peça em si já está pronta, no caso temos a definição de quem é quem e o que fazer, temos a máscara mortuária que adianta uma parte do trabalho, temos tintas, materiais para o empapelamento, portanto, faltará confeccionar a máscara de cada um dos personagens.


Bibliografia Consultada:
Livros On-Line semana 6 e 7, Teatro, Suporte Cênicos UAB-UnB, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário