O mundo animal é altamente expressivo e comunicativo. Um pássaro ao banhar-se numa torneira qualquer relembra a nossa infância em que uma piscininha de fundo de quintal era o que bastava para sermos felizes. No teatro temos como um elemento altamente expressivo a máscara. E a máscara na Commedia dell’Arte é mais expressiva ainda, pois se utilizam da zoomórfica para a representação da maioria dos personagens.
O grupo carioca Moitará tem um trabalho riquíssimo a respeito das máscaras teatrais. Primeiramente eles não ficam presos a um só tipo de máscara como a zoomórfica ou comum. Eles trabalham também em cima do abstrato, do surreal, do inimaginável. Prova disso, são as máscaras larvárias, em que as definições se baseiam em traços inacabados de rostos. Remetendo assim ao primeiro estado dos insetos.
![]() |
Máscaras Larvárias - Grupo Moitará |
Um tipo de máscara me chamou a atenção. São as máscaras expressivas. Elas são tão expressivas que às vezes até assustam. A máscara da “Dona Maria dos Bobes” uma personagem criada pelo grupo, relembra essas vizinhas de cortiço, fofoqueiras que vivem enrolando os cabelos em bobes. É engraçada, mas ao mesmo tempo é surreal.
![]() |
Máscara Expressiva "Maria dos Bobes" |
Já as máscaras abstratas são baseadas em formas geométricas sem menção a animais ou rostos humanos, permitindo ao ator um aproveitamento melhor do espaço. O que não é o caso das meias-máscaras. Elas são consideradas máscaras falantes que proporcionam ao ator justamente encontrar um tipo-fixo com voz e corpo definido.
![]() |
Máscaras Expressivas e Meias-Máscaras - Grupo Moitará |
Atualmente o grupo vem criando máscaras para os tipos brasileiros se baseando, é claro, na Commedia dell’Arte. Tipos como “Zé di Riba – Tipo do interior do nordeste, jovem, preguiçoso e esperto. Contador de causos que inventa histórias absurdas para sair das enrascadas.” Ou Seu Hilário de Gouveia: “Velho interiorano, patrão conservador e implicante, fanfarrão, galanteador e cantador de seresta.” (trechos tirados do site do grupo Moitará acessado dia 15/09/2010).
![]() |
Tipos Brasileiros: "Zé di Riba" e "Seo Hilário de Gouveia" - Grupo Moitará |
Bibliografia Consultada:
Material de estudo Grupo Moitará:
Site acessado em 15/09/2010
Livros on-line semana 6, Teatro, Suportes Cênicos, UAB-UnB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário